magnify
Home Quem Somos? História em Fotos

História em Fotos

Veja também nosso Canal de Vídeos!

Caso você se reconheça em uma das fotos abaixo, ou reconheça amigos que não foram citados nas legendas, ou ainda encontre erros nos nomes citados, por favor, deixe um comentário para que possamos ir corrigindo e completando as informações!

E se você tiver fotos antigas da ALEX, por favor, nos envie para que as publiquemos!

Foto 1 - 1977 - Churrasco de confraternização pela conquista do Campeonato Estadual por Jerônimo Pimenta

Foto 1 – 1977 – Churrasco de confraternização pela conquista do Campeonato Estadual por Jerônimo Pimenta, visto no centro da foto vestindo camisa axadrezada. À direita dele está André Cinelli, que era atleta do Guanabara e à sua frente e de costas na foto, de bigodinho, Luizmar Brito. O churrasco foi na escola de jardim de infância de propriedade de Hélio da Motta e sua esposa, dona Osvaldina, ambos vistos no fundo à esquerda da foto Reparem nas dimensões das cadeiras e mesas, apropriadas para uso de crianças. Na época, a ALEX funcionava no terraço do prédio visto ao fundo da foto 3, cujos primeiro e segundo andares abrigavam as salas de aula. Hélio da Motta Filho é o jovem que está de costas para a câmera e de frente para seus pais. De óculos perto da escada está o Silvano e ao lado dele, de costas, o Nei Jorge.

 

Foto 2 - 1977 - Outra visão do mesmo churrasco.

Foto 2 – 1977 – Outra visão do mesmo churrasco. No fundo à direita está Antônio Elias, de óculos, olhando para o lado. Paulo Klinger está à frente dele, com o rosto semi-tampado por outro comensal. Paulo Rezende Junqueira de Souza é o jovem de barba com o prato na mão, conversando com o não menos jovem Alberto Pinheiro Mascarenhas. Gilvan Nóbrega é o moço que está do outro lado de Mascarenhas e ao lado dele está Hélio Peixoto, ambos encobertos por Emmanuel Miranda Pereira que está se levantando. Na segunda posição do lado direito da mesa está Nei Jorge.

 

Foto 3 - Terceira visão do churrasco de confraternização.

Foto 3 – Terceira visão do churrasco de confraternização. Sentada ao lado do Jerônimo Pimenta está sua irmã e na sua frente, Luizmar Brito. Ele se encontra à direita da foto, com camisa xadrezada. Na mesa dele, sentado, de costas, está o André Cinelli. Ao fundo, sentado à frente da porta, de óculos, olhando para cima, vê-se Dijalma Caiafa. À frente dele, sentado atrás da coluna de madeira está Victor Hugo, presidente da ALEX nos dois primeiros biênios, de 1975 a 1978, e um senhor conversando com ele e encoberto pela pilastra é nada menos que o ex-campeão brasileiro José Tiago Mangini, em visita à ALEX em campanha política pela futura eleição da Federação. Hélio da Motta Filho está de pé, no centro da foto, bebendo um guaraná. A sua direita, de costas, vestindo camisa de bolinhas e pegando alguma coisa na mesa, Emmanuel Miranda Pereira. O jovem à esquerda da foto, dançando um samba com uma cerveja na mão é o Manuel Augusto Marques de Sá.

 

Foto 4 - 1979 - Diretoria da ALEX no biênio 1979 a 1980

Foto 4 – 1979 – Diretoria da ALEX no biênio 1979 a 1980 – Da esquerda para a direita, em pé: Manoel Augusto Marques de Sá, Hélio da Motta Filho, Estellito Rangel e Érmio Patrão. Agachados, Marcelo e Antônio Elias.

 

Foto 5 – 1994 ou 1995 - Churrasco de confraternização.

Foto 5 – 1992 – Mais um churrasco de confraternização. Da esquerda para a direita em pé: Maghely, Bráulio Santos, Marcelo Einhorn, Adérito Picamilho Pimenta, Antonio Elias, Gonzaga, Hélio da Motta Filho. Alguém sabe quem é a pessoa de barbas, em pé à direita? Quanto aos agachados, o segundo deles é o saudoso André Sartori, 13 anos, classe “B”, vítima de morte trágica e precoce. Depois está o Sr. Azimar Canejo, que foi sócio do clube por vários anos e também jogava na Praça da Nações, em Bonsucesso. À esquerda dele, Rodrigo Cárpio e Douglas Siviotti.

 

Em memória de André Rangel Sartori. Jornal O Globo de 6 de setembro de 1993

 

Foto 6 - 1994 ou 1995 - Paulo Klinger, Albino dos Santos, José Augusto Santos Nurck, Sérgio Murilo Cláide Barros, Douglas Siviotti, Hélio da Motta Filho e Antônio Elias

Foto 6 – 1994 ou 1995 – Em pé: Paulo Klinger, Albino dos Santos, José Augusto Santos Nurck, Sérgio Murilo (mostrando a língua na fotografia!!), Claide Barros, Douglas Siviotti. Alguém sabe o nome da pessoa em pé à esquerda do Douglas? Sentados: Hélio da Motta Filho e Antônio Elias. Essa foto foi realizada na segunda sede da ALEX, que era um apartamento no segundo andar, na casa localizada no final da vila vizinha ao jardim de infância da Rua Noêmia Nunes, em cujo terraço do prédio dos fundos funcionou a primeira sede da ALEX, em Olaria, Rio de Janeiro, RJ. As mesas ocupavam a sala e um dos quartos. Era uma instalação melhor que a primeira sede, pois contava com banheiro e cozinha com geladeira, no mesmo piso. As fotos 1 a 5 foram tiradas na primeira sede da ALEX. Foi nesta sede que Alberto Mascarenhas sagrou-se campeão estadual do RJ de 1984!

 

Edward Troutman em foto de 1980 com pouco mais de 18 anos! Aguerrido e vitorioso Presidente da Era de Olaria!

 

Jerônimo Pimenta recebendo uma placa comemorativa à sua conquista de Campeão Estadual do Rio de Janeiro de 1977, federado pela ALEX! Foi a primeira grande conquista da ALEX!

13 Respostas

  1. Alvaro Frota

    Caso você se reconheça nas fotos ou saiba do nome de álguem, deixe seu comentário!

    • Emmanuel Miranda Pereira

      OI Álvaro. O cara da foto 2 encostado na escada sou eu. Apareço também na foto 3, ao fundo de costas. O cara que você pergunta o nome na foto 3 com a cerveja, é o Manoel, que aparece também na foto 4.
      Abs.

  2. Estellito

    ​Álvaro,
    Algumas correções:

    Foto 1 – 1977 – Churrasco de confraternização pela conquista do Campeonato Estadual por Jerônimo Pimenta, visto no centro da foto vestindo camisa axadrezada. À direita está André Cinelli, que era jogador do Guanabara. O churrasco foi na escola de jardim de infância de propriedade de Hélio da Motta e sua esposa, ambos vistos sentados no fundo à esquerda da foto (reparem que as mesas e cadeiras são de dimensões para uso de crianças). Na época, a ALEX funcionava no “terraço” do prédio visto ao fundo da foto 3 (cujos primeiro e segundo andares eram de salas de aula), que tinha telhas de amianto e no verão era uma “sauna”. Hélio da Motta Filho é o jovem que está de costas para a câmera e de frente para seus pais.

    FOTO 2:
    Outra visão do mesmo churrasco. No fundo à direita está Antônio Elias, de óculos, olhando para o lado. Paulo Klinger está à frente dele, com o rosto semi-tampado por outro comensal. Paulo Rezende Junqueira de Souza é o jovem de barba com o prato na mão, conversando com o não menos jovem Alberto Pinheiro Mascarenhas. Gilvan Nóbrega é o moço que está do outro lado do Alberto Mascarenhas e ao seu lado temos o Hélio Peixoto, por sua vez sentado ao lado do Emmanuel Miranda Pereira que está se levantando.

    Foto 3 – Terceira visão do churrasco de confraternização. Sentada ao lado do Jerônimo Pimenta está sua irmã. Ele se encontra à direita da foto, com camisa axadrezada. Na mesa dele, sentado, de costas, está o André Cinelli. Ao fundo, sentado à frente da porta, de óculos, olhando para cima, vê-se Dijalma Caiafa. À frente dele, sentado atrás da coluna de madeira está Vitor Hugo, presidente da ALEX nos dois primeiros biênios, de 1975 a 1978. Hélio da Motta Filho está de pé, no centro da foto, bebendo um guaraná. A sua direita, de costas, vestindo camisa de bolinhas e pegando alguma coisa na mesa, Emmanuel Miranda Pereira. O jovem à esquerda da foto, dançando um samba com uma cerveja na mão é o Manuel Augusto Marques de Sá

  3. Estellito

    Aliás, na FOTO 2, Emmanuel não está se levantando. Ele ficou comendo encostado à escada, porque não encontrou uma cadeira para sentar com o grupo.

  4. Estellito

    A FOTO 6 foi batida na segunda sede da ALEX, que era um apartamento no segundo andar, na casa localizada no final da vila vizinha ao jardim de infância da Rua Noêmia Nunes, em cujo terraço do prédio dos fundos funcionou a primeira sede da ALEX, em Olaria, Rio de Janeiro, RJ.
    As mesas ocupavam a sala e um dos quartos. Era uma instalação melhor que a primeira sede, pois contava com banheiro e cozinha com geladeira, no mesmo piso.
    As fotos 1 a 5 foram batidas na primeira sede da ALEX.

    • Alvaro Frota

      Obrigado, Estelito!

      Com sua contribuição, vamos escrevendo a história do clube para aqueles que chegaram posteriormente, como minha pessoa, por exemplo!

  5. nei jorge rodrigues

    Bom dia!
    Alvaro apareço na 1ª e 2ª fotos: na 1ª estou sentado ao fundo de costas o de óculos perto da escada é o Silvano que apareçeu na ALEX no mês passado em uma das aulas de 4ª feira; na 2ª ainda de costas sou o 2º da direita, bem magrinho de cabelo black rsrsrsr bons tempos.

  6. Alberto Mascarenhas

    Oi Álvaro,

    Na foto 3, churrasco na ALEX, o rapaz sentado em frente ao Jerônimo Pimenta é o irmão mais velho dele. Você só cita a irmã do Pimenta.
    Mais um dado recuperado!

    Abraço,
    Mascarenhas

  7. Alberto Mascarenhas

    O irmão do Jerônimo Pimenta também aparece na foto 1! É o que está no primeiro plano, ao lado do André Cinelli.

    Abraço,
    Mascarenhas

  8. Alberto Mascarenhas

    Álvaro,

    vale registrar também que a ALEX efetivamente começou a funcionar na secretaria da escola citada! Tínhamos inicialmente apenas duas mesas de xadrez (no tamanho das atuais principais mesas de nossa sede), com os pés desmontáveis, e que eram montadas/desmontadas a cada novo dia de uso no espaço da secretaria! Sobre os dois relógios iniciais, um deles eu ganhei de prêmio num torneio no CXG e doei ao clube.

    Algum tempo depois, subimos para o terraço citado, com mais mesas que recebiam tabuleiros de papelão. E lembro do primeiro armário, creio que doação da escola, que acolheu nossa 1a. biblioteca e onde guardávamos as peças e relógios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *