magnify
Home Fatos & Fotos Torneio do BOLO: dia 30 de dezembro às 19 horas!
formats

Torneio do BOLO: dia 30 de dezembro às 19 horas!

Faremos o tradicionalíssimo torneio do BOLO no próximo dia 30 às 19h.

O espírito do torneio do BOLO é definido assim pelo nosso associado Bráulio:

Olá a todos!

Para os poucos que não conhecem a história dess torneio, há 20 anos um antigo sócio do clube, chamado José Augusto Santos Nurck, abria o salão da ALEX nas noites de quinta-feira, em que sempre havia um torneio de xadrez relâmpago disputado pela meia dúzia de gatos pingados que ali apareciam. Numa noite de 23 de dezembro ele repentinamente decidiu comemorar o Natal com os amigos do clube, convenceu (com dificuldade) sua esposa a assar um bolo a toque de caixa, passou pelo mercado mais próximo e comprou a primeira garrafa de vinho que viu pela frente – cuja qualidade poderia ser caridosamente descrita como muitíssimo duvidosa. De acordo com o próprio Nurck, “chovia a cântaros”, e apareceram apenas mais duas pessoas, Adérito e Cupertino. Os três comeram bolo, Adérito venceu o torneio – sendo presenteado com o vinho – e o resto é história.

Desde então, o Torneio do Bolo só não foi disputado em 2001 quando o clube perdera a sede de Olaria e ainda não havia adquirido o salão no Centro. Em todos esses anos, o vencedor ganhou um vinho de péssima qualidade, o último colocado um vinho decente e jamais alguém perdeu propositalmente para levar o melhor prêmio. O que mostra que até os enxadristas podem comportar-se decentemente pelo menos um dia por ano, embora continuemos insuportáveis nos outros 364…

Haverá, portanto, Torneio do Bolo este ano, mesmo que seja no ano que vem! Ouvirei opiniões nos dias 24 e 25. No dia 26, de acordo com os poderes em mim investidos pela autoridade máxima do clube, marcarei a data do evento.

Despeço-me da comunidade nigrabóbora com os votos de um feliz Natal,

Bráulio.

P.S: O salão atual foi aberto aos sócios no Torneio do Bolo de 28/12/2002. O áudio do discurso de inauguração, proferido pelo Nurck, foi registrado pelo memorialista que vos escreve e, em atenção os pedidos insistentes do Flávio, estará em breve disponível na página do clube.