magnify
Home Alexanos Alexanos no Campeonato Brasileiro Amador de 2014
formats

Alexanos no Campeonato Brasileiro Amador de 2014

Breve relato do campeonato que aconteceu em São Paulo durante o Carnaval

MN David Borensztajn

Pela primeira vez em mais de 50 anos de xadrez fui ao Clube de Xadrez de São Paulo! Embora já tenha jogado em várias partes do Brasil e do exterior jamais havia tido a oportunidade de conhecer – e jogar – naquela agremiação.

O clube fica no centro, perto da Praça da República, bem servido de metrô e com 2 andares constando de enormes salões para jogos, bem como uma cantina.

Foi muito boa a participação no Campeonato Brasileiro Amador, versão 2014, com jogadores de vários Estados e, como grata surpresa, muitas crianças e forte participação feminina. Além disso houve a participação de dois deficientes visuais que cumpriram ótima performance.

A competição se deu durante o Carnaval, de 1 a 4 de março de 2014, com 7 rodadas e uma premiação especial, não só em espécie e troféus mas também o patrocínio para os dois melhores colocados (abaixo de 2000 ELO) irem ao Mundial Amador que será em Cingapura.

A organização foi impecável com um grande contingente de árbitros, mas não houve qualquer ocorrência grave que merecesse a intervenção dos mesmos. O árbitro principal, AI Mauro Amaral, levou o torneio dentro das normas corretas, com os horários sendo respeitados à moda suíça (ou alemã, como queiram) e a imediata publicação das partidas no site Xadrez Total.

Campeonato Brasileiro Amador de 2014

O Árbitro Internacional Mauro Amaral com o Mestre FIDE Álvaro Aranha, tendo ao fundo o Grande Mestre Gilberto Milos

A cantina funcionou a contento, com café, água, refrigerantes e salgados além de haver no local uma bancada com livros excelentes e atuais (a maioria já em português) e venda de material de xadrez.

A participação dos jogadores do Rio de Janeiro foi mínima, contando, na verdade, com apenas dois jogadores, ambos da ALEX, este que faz o relato e a Marcela Dias.

O torneio foi prestigiado pela visita de inúmeros Grandes Mestres e Mestres Internacionais, podendo-se citar GM Everardo Matsuura, GM Gilberto Milos (!!), MI Herman Claudius, MI Alexandro Sorin Segal e vários fortes jogadores de São Paulo.

Enfim, foi um torneio ótimo e pude constatar que o nível dos jogadores com rating abaixo de 2000 pontos está aumentando.

Campeonato Brasileiro Amador 2014

Grande presença feminina e mirim