Prezados sócios e amigos!
A Associação Leopoldinense de Xadrez – ALEX – visando inaugurar um novo foco no clube – Xadrez para crianças – irá organizar todo mês, em um sábado pela manhã, o Festival Caçulinha!
Nosso propósito é possibilitar a prática de xadrez para crianças iniciantes, meninos e meninas com até 12 anos de idade completados em 2016, e limitado às primeiras 20 inscrições a cada mês.
Coordenação presencial
Todas as atividades serão coordenadas presencialmente pelo MF Alberto Mascarenhas.
Para quem é?
Criança iniciante será considerada como aquela que já souber pelo menos arrumar as peças no tabuleiro e fazer os movimentos básicos do jogo de Xadrez, sem precisar já saber anotar os lances de suas partidas ou utilizar relógios.
Mais adiante, poderemos abrir horários alternativos, para turmas com crianças que desejem aprender o básico do Xadrez e assim passarem a frequentar futuros Festivais Caçulinha.
Quando será?
Já temos duas datas agendadas para nossos Festivais Caçulinha:
O Primeiro Festival Caçulinha da ALEX será realizado no sábado, dia 7 de maio de 2016, com início às 10:00 horas e término às 12:30 horas.
O Segundo Festival Caçulinha da ALEX será realizado no sábado, dia 4 de junho de 2016, com início às 10:00 horas e término às 12:30 horas.
Folders mais detalhados dos dois eventos podem ser acessados abaixo, ao final da página.
O que irá acontecer?
A atividade planejada pra o Primeiro Festival Caçulinha será um Torneio Amistoso para as crianças!
Para o Segundo Festival Caçulinha as atividades planejadas são:
- Simultânea com o MF Alberto Mascarenhas
- Concurso de soluções (de dificuldade iniciante)
- Partidas amistosas entre as crianças
A Taxa de Inscrição de cada evento será de 20 reais.
Crianças sócias da ALEX e em dia com suas obrigações são isentas de taxa.
Todas as crianças participantes receberão os tradicionais Mini Diplomas da ALEX, porém sem o suporte acrílico.
Detalhes das inscrições
A taxa de inscrição em cada Festival Caçulinha poderá ser paga no início do próprio evento, ou via depósito bancário antecipado, numa das contas correntes abaixo identificadas:
Correntista: Alberto P. Mascarenhas ; CPF: 552.705.227-72
Banco Santander: (033) ; Agência: 3271 ; Conta Corrente: 01000251-4 ou
Banco HSBC: (399) ; Agência: 0316 ; Conta Corrente: 33956-45
As inscrições estarão abertas até 10 (dez) minutos antes do início das atividades de cada Festival Caçulinha.
Inscreva-se antecipadamente!
Entretanto, para facilitar a organização do evento, solicitamos a todos os responsáveis que inscrevam suas crianças com antecipação, via e-mail para amasca@globo.com, fornecendo o nome completo e data de nascimento da criança participante.
Dúvidas podem ser resolvidas diretamente com o diretor do Festival Caçulinha, MF Alberto Mascarenhas, pelo tel. 21-99801-4052 ou email amasca@globo.com.
Tragam suas crianças para o Mundo Mágico do Xadrez!
O Jogo de Xadrez presencial é uma excelente alternativa aos jogos eletrônicos!
Socializa as crianças em um ambiente ao vivo e a cores de saudável competição e fomentador de duradouras amizades!
A ALEX se propõe a abrir essa porta mágica da forma mais lúdica e agradável possível!
Nossa proposta é realizamos o evento “Caçulinha” com frequência mensal e com programação diversificada e bem lúdica a cada nova versão!
Aguardamos desde já as inscrições das crianças para nosso primeiro Festival Caçulinha, de 7 de maio próximo!
Indiquem a atividade para pais amigos de vocês!
Nada acontece por acaso!
Folder do Festival Caçulinha de 7 de maio de 2016
Folder do Festival Caçulinha de 4 de junho de 2016
Sim, essa é uma excelente iniciativa que certamente irá ter uma boa adesão, mas no meu caso, vejo como se trata de um incentivo a prática e manutenção desse esporte, a taxa só seria devida, quando houvesse um torneio caçulinha, é que nós moramos distante e somente com passagens gastaríamos mais que as inscrições, e ainda teremos que nos alimentarmos. Mesmo assim veremos a possibilidade de participarmos de alguns dos dois festivais já marcados.
Sr. Alberto Mascarrenha, quero aproveitar essa oportunidade e agradecer a organização do Festival Arnold Brasil Classic/2016, e todo apoio e carinho que tratou e mim e todos alunos e professores presente que conosco foram ao Rio Centro.
Sou Professor e trabalho em projeto escolar “Mais Educação” em duas escolas públicas municipal desde 2006, e ensino o xadrez básico as crianças carentes aqui da Zona Oeste, comecei como amigo da escola e hoje faço parte de uma como mais educação, incluindo: Vilar Carioca, Nova Cidade (antigo barbante), Inhoaíba, Cosmos, São Jorge e mais alguns sub-bairros adjacentes de Campo Grande.
Sr Adão Amorim,
a distância Campo Grande – Cinelândia realmente é um forte impeditivo. Fica a sugestão de vocês fazerem um modelo de evento similar aí em Campo Grande, com o sr. mesmo coordenando. A pequena taxa cobrada é necessária neste evento da ALEX, posto que eu aloco tempo e esforço pessoal para executá-la e só é aplicável a crianças não sócias do clube.
Vale ressaltar que o Festival Caçulinha não será apenas composto de torneios entre as crianças, mas de atividades diversas visando estimulá-las a seguir praticando xadrez. Cada Festival trará alguma novidade, essa é a proposta do trabalho lúdico que pretendemos realizar.
Parabéns por seu trabalho nas escolas públicas em Campo Grande!
Concordo com tudo acho até que poderia classificar os participantes por faixa etária, crianças – jovens – que tenham o desejo despertado para o xadrez, tenho um lá em casa 16 anos, tentarei demover nem que seja a força, acho que não…
Olá Mangini!
obrigado por seu apoio e sugestões!
No caso do rapaz de 16 anos, a melhor opção é tentarmos formar uma outra turma de jovens nesta faixa etária, digamos dos 12 aos 16 anos, com uma abordagem mais madura, condizente com a idade.
Vou pensar em como adaptar esse conceito e lançaremos algo mais adiante, similar ao Caçulinha, mas para jovens.
Outra lacuna é oferecermos o ensino básico de xadrez, omitido nessa versão inicial do Caçulinha.
Um abraço,
Mascarenhas