Temperatura amena, silêncio nos arredores, horário conveniente. Sim, foi em uma agradável tarde de domingo que a ALEX deu início ao seu mais novo projeto: incentivar o xadrez feminino por meio de um circuito específico! Mais do que um torneio, o ToC Feminino de 19 de março foi um primeiro passo que deixa de herança o embrião de um núcleo de pessoas dispostas a enfrentar esse desafio.
O torneio, que contou com uma WIM e duas ex-campeãs do Rio de Janeiro, não conseguiu atrair iniciantes, concentrando-se portanto nas mais competitivas jogadoras do Estado (Volta Redonda, Petrópolis, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Rio tiveram representantes). As cinco rodadas foram muito disputadas e equilibradas, havendo dois participantes com 4 pontos e quatro com 3. Nos critérios de desempate a WIM Larissa Ichimura sagrou-se a grande campeã da tarde (superando o convidado Marcos Diaz), jogando com muita firmeza e segurança todas as suas cinco partidas (sempre na Mesa 1).
Virgínia Lagrange foi a vice-campeã feminina (e a terceira colocada no cômputo geral). Sua partida contra Ichimura foi das mais interessantes, pois somente com muita agressividade e perícia foi possível superar o jogo extremamente sólido da campeã. A disputa teve ares de “final antecipada”, pois ocorreu na quarta rodada e fez com que ambas partissem para o último round empatadas em 3 pontos.
Grasielle Menezes, forte enxadrista de Petrópolis, garantiu o terceiro lugar com seus 3 pontos. O Buchholz a desfavoreceu contra Virgínia mas a beneficiou contra Jéssica Hubner, em uma apertadíssima definição do pódio. Parabéns para as três!
O regulamento do torneio previa a participação de convidados masculinos, como forma de movimentar ainda mais a disputa. Marcos Diaz, José Claide e Luiz Tiomno aceitaram o convite e compareceram à ALEX para dar uma força ao xadrez feminino. Segundo colocado no cômputo geral (empatado com a campeã em 4 pontos, mas desfavorecido pelo primeiro critério de desempate, o confronto direto), Marcos Diaz decidiu doar o seu prêmio para o projeto FENAC! Obrigado duplamente, Marcos Diaz!!
A partir da valiosa contribuição do novo árbitro Bruno Perez, seguem mais fotos do torneio:
Está tudo no Chess-Results!
Muito legal!!
Parabéns a todas e todos os participantes!
E que venham mais ToCs femininos na ALEX!!
Parabéns à Campeã Larissa Ichimura!
E parabéns ao Job Rodrigues e Fernando Madeu pela ousadia de organizar um torneio de Xadrez Feminino no Rio de Janeiro!
E mais parabéns ainda ao Job pela excelente foto-reportagem do torneio!
Muito boa mesmo! Ao que parece, os dirigentes alexanos herdaram do Presidente anterior a verve do colunismo social!
Com realizações de qualidade e propaganda o clube se constrói!
Aquele abraço!
Álvaro Frota
Obrigado, Álvaro.
Quem sabe um dia torneios femininos deixem de ser uma ousadia??