magnify
Home Torneios FIDE MF Ricardo Teixeira é o grande campeão do II IRT Memorial Antônio de Pádua!!
formats

MF Ricardo Teixeira é o grande campeão do II IRT Memorial Antônio de Pádua!!

O MF Ricardo Teixeira ganhou de forma consistente o II IRT Memorial Antônio Pádua, fazendo 5 pontos em 6 possíveis, cedendo apenas dois empates e terminado invicto! Com isso, acabou garantindo uma vaga para o ITT 2018 que ocorrerá na ALEX, por ocasião do festival de IRT’s do clube (aguardem que vem muita novidade por aí!).

A segunda colocação ficou o MF alemão Georg Von Buelow, que fez 4,5 pontos e obteve o melhor critério de desempate. Também empatados com 4,5 pontos, o MF Dirceu Viana, o MI Eduardo Limp e o MF Wagner Peixoto terminaram, respectivamente, na 3ª, 4ª e 5ª colocações, tendo em vista os critérios de desempate. Pode-se dizer que o torneio foi bastante forte e equilibrado, proporcionando bons duelos entre os participantes. O melhor jogador alexano foi o MF Hilton Rios, com 4 pontos.

Destaque para a renovação jovem da ALEX (e do xadrez carioca): Ian Telek (com 3 pontos), que foi o melhor sub 1900 (FIDE); e Victor Ximenes (com 2,5 pontos), melhor jovem (Sub 18).

Demais detalhes, inclusive partidas, podem ser conferidos no Chess Results. Também há dois vídeos publicados pelo Joca nos links a seguir: Vídeo 1 e Vídeo 2.

A Associação Leopoldinense de Xadrez (ALEX) agradece a todos pela presença no torneio!

Foto 1 – À direita, o MF Ricardo Teixeira (campeão do torneio) em partida decisiva contra o MF Dirceu Viana pela 6ª rodada.

Foto 2 – A sala da ALEX ficou lotada e contou com a presença de alguns dos jogadores mais fortes do Rio de Janeiro. Ao fundo, de boné, o alexano José Carlos Mesquita, que veio acompanhar de perto algumas partidas.

Foto 3 – Os corredores do clube também serviram de palco para ótimos confrontos!

Vamos a alguns destaques:

Foto 4 – Erick Maia (de camisa azul) jogou contra o forte enxadrista Rodrigo Zacarias.

Foto 5 – Duelo alexano na 1ª rodada: Oscar Weibull (à esquerda) contra o forte José Chauca.

Foto 6 – O jovem Ian Telek enfrentou o tarimbado enxadrista Tadeu Santos.

Foto 7 – Assim como o jovem João Victor travou intensa batalha contra o experiente Nei Jorge.

Foto 8 – Representante do Nucleo de Xadrez Niterói (NXN), Cláudio Silva (à esquerda) teve partida difícil diante do MF Wagner Peixoto.

Foto 9 – Momentos de tensão: Manzi se concentra em partida pela 1ª rodada, diante do MI Eduardo Limp.

Foto 10 – Entre a tensão de uma partida e outra, houve espaço para colocar a conversa em dia, num ambiente amistoso. Em primeiro plano, da esquerda para a direita, Manzi, o MN Milton Okamura, o MF Wagner Peixoto e Alexandre Saraiva. Ao fundo, Nei Jorge relaxa.

Foto 11 – Pela segunda rodada, à esquerda (em primeiro plano) Rodrigo Mendes (de camisa azul listrada) jogou de brancas contra Erick Maia (de costas). Ao lado, Rodrigo Zacarias enfrentou João Paulo. Ao fundo, os MFs Ricardo Teixeira e Dirceu Viana jogam lado a lado.

Foto 12 – Detalhe da foto anterior: à esquerda, Roberto Almeida (de camisa azul) jogando de brancas contra o MF Ricardo Teixeira. Ao lado, o jovem Pedro Pessoa se esforça diante do MF Dirceu Viana. Ao fundo, o MF Georg joga contra o MN Okamura.

Foto 13 – Detalhe da foto anterior: companheiros NXN, o MF Georg e o MN Okamura se enfrentaram no torneio.

Foto 14 – Estreante em torneios da ALEX, Ney Ribeiro (à direita) enfrentou Alexandre Saraiva pela 3ª rodada.

Foto 15 – Boa prática enxadrística: analisar as próprias partidas! Foi o que os MFs Dirceu Viana e Georg fizeram ao término da partida!

Foto 16 – O MF Daniel Rangel (à direita)  tentou impor o máximo de resistência possível para o MF Teixeira, mas ao final prevaleceu a técnica deste num final de torres com dois peões a mais!

Foto 17 – Também estreante em torneios IRT, Paulo Azevedo (à esquerda) conduziu as pretas diante de Roberto Almeida.

Foto 18 – O evento foi acompanhado com atenção pelo diretor do torneio, o MF Alberto Mascarenhas, ao fundo perto da janela. Em primeiro plano, Alexandre Reis (camisa do batman) reflete sobre a posição. Ao lado, Rodrigo Mendes (camisa listrada) enfrenta Alexandre Saraiva.

Foto 19 – Detalhe da foto anterior: o MI Eduardo Limp também veio prestigiar o evento, empatando com o MF alexano Hilton Rios, em final de bispos de cores opostas. O confronto entre os dois mestres tem se repetido cada vez mais nos torneios. Em segundo plano, Paulo Fucs conduz as brancas diante do MN Milton Okamura.

Foto 20 – Mostrando que a rivalidade fica no tabuleiro, Rodrigo Zacarias e João Paulo aproveitaram para relembrar os tempos do Clube Municipal (CMUN). Atualmente, Zacarias está representando o fluminense.

Foto 21 – Representantes da Academia de Xadrez de Campos (AXC), os amigos Luiz Cifuentes e Alexandre Reis se enfrentaram no torneio. Em segundo plano, o MF Wagner Peixoto (de costas).

Foto 22 – Os jovens João Victor (com a mão no rosto) e Ian Telek (ao lado de João) foram bem no torneio, conquistando bons resultados: nova safra!

Foto 23 – à direita (em primeiro plano), com a mão no rosto, um entusiasta de torneios pelo Brasil: Joaquim de Deus (o Joca.) em partida contra Manzi. Ao lado, duelo entre João Paulo (camisa azul clara) e Alexandre reis.

Foto 24 – Foto anterior “ampliada”: sala da ALEX movimentado na última rodada. Em segundo plano, os alexanos Nei Jorge e o MF Hilton Rios jogando lado a lado. Ao fundo, o MF Georg reflete em sua partida contra o MF Wagner Peixoto.

Foto 25 – Do outro lado da sala … Também pela última rodada, Tadeu Santos jogou ao lado do representante do Clube de Xadrez Guanabara (CXG), Paulo Fucs. Ao fundo, Cláudio Silva vs. Chauca e o MN Okamura vs. Ian Telek.

Foto 26 – Escola peruana em ação: o simpático José Chauca observa partida do MN Milton Okamura, ao mesmo tempo em que joga contra Cláudio Silva.

Fotos da premiação (gentilmente cedidas pelo AI Alexandre Lima):

Foto 27 – Os três primeiros colocados: da esquerda para a direita, o MF Georg (vice campeão), o MF Ricardo Teixeira (campeão!) e o MF Dirceu Viana (3º colocado).

Foto 28 – Os premiados do torneio: além dos supracitados (foto 22), os jovens João Victor (entre Georg e Teixeira) e Ian Telek (de agasalho vermelho). Agachado, o MI Eduardo Limp (4º colocado).

Foto 29 – Entre o AI Alexandre Lima e o MF Mascarenhas, Ian Telek recebeu seu prêmio e também o mini diploma de melhor Sub 1900 FIDE.

Foto 30 – Um satisfeito João Victor recebe o mini diploma de melhor jogador jovem (Sub 18).

Foto 31 – Toda essa festa garantida por uma equipe de arbitragem nota 10! Parabéns ao AI Alexandre Lima e ao AA Paulo Rodrigues!

Foto 32 – Uma imagem vale mais do que mil palavras: foto histórica do torneio! A ALEX agradece a participação de todos, fundamental para essa grande confraternização!!

 

 

 

5 Respostas

  1. Álvaro Frota

    Parabéns a todos que participaram e organizaram! Parabéns especial ao grande enxadrista Ian Telek!

  2. Alberto Mascarenhas

    Excelente resenha do Bruno!

    Torneio forte e muito disputado a cada rodada! Parabéns ao MF Ricardo Teixeira por mais essa conquista!

    Garotos Ian e João Victor aprontando!

    Novidades com o ITT de norma de MI e três Grand Prix por nível de força e outros três eventos animando janeiro de 2018!

    Muito bom ver isso acontecendo na ALEX!

    Nada acontece por acaso!

    Mascarenhas

  3. Joca

    Parabéns a todos pela Festa, bom ter estado com vocês!

  4. Parabéns a todos. Sei que a euforia com o sucesso da realização do evento faz a gente esquecer certas coisas. Falta completar as partidas no Chess-Results. É ali que os não participantes se realizam reproduzindo os jogos dos mestres. Um abraço.

  5. Job

    O Ian ganhou mais de 100 pontos de rating! O João Victor também teve um bom “lucro”, ganhando mais de 30 pontos.