Poderia o esporte da mente ajudar os idosos a melhorar o desempenho cognitivo e reduzir o risco de Alzheimer?
*por Michael Ciamarra para ChessBase
Você leu o título deste artigo. “Interessante!”, você pensou. Você balançou a cabeça e seguiu em frente. Mas… e se você perceber que esqueceu o que tinha acabado de ler a um momento atrás?
São essas pequenas coisas que começam te deixar preocupado – “cadê as chaves?” , esquecendo-se de fechar a porta da geladeira, voltando para casa e esquecendo o caminho que você costuma usar. O que acontece quando você não consegue lembrar que a pessoa sentada em frente à você é seu cônjuge?
Muitos conhecem essa realidade muito bem – especialmente se você tem alguém próximo devastado pela doença de Alzheimer. Os dados intermináveis são alarmantes e desconcertantes.
Os dados mais recentes ressaltam a necessidade de uma resposta urgente global, incluindo um forte investimento em pesquisa, para parar a crise emergente do Alzheimer, uma vez que esta doença está relacionada intimamente à idade avançada e a população mundial com idade de risco vem aumentando à cada ano graças ao aumento da qualidade de vida.
O que pode ser feito para parar a doença ou retardá-la nesse meio tempo? Um estudo recente do Instituto Nacional de Saúde americano, Preventing Alzheimer’s Disease: What Do We Know? é fascinante. A capa do documento apresenta dois idosos jogando xadrez! O documento afirma que, “Ficar cognitivamente ativo … através de atividades de estímulo da mente… como jogar jogos estão ligados a manter a mente afiada.”
Além disso, o estudo sugere que as razões por que um cérebro ativo impede a doença de Alzheimer são que “Tais atividades podem proteger o cérebro através da criação de uma “reserva cognitiva”, correspondente à capacidade do cérebro de funcionar de forma eficaz, mesmo quando ele estiver danificado ou quando alguma função cerebral é interrompida”.
O xadrez é capaz de desenvolver diversas áreas cognitivas:
- Memória de curto prazo, usada quando nos lembramos de informações logo depois de ter sido compreendidas.
- Memória de longo prazo, utilizada quando recordamos algo de todo o estoque de informações que está em nosso cérebro.
- Cálculo, em primeiro lugar, o uso de números. A outra forma de cálculo consiste em avaliar os riscos, possibilidades ou efeitos de uma ação. Jogar xadrez é uma maneira de exercitar habilidades de cálculo.
- Visão espacial, referindo-se à nossa percepção visual de objetos.
- Pensamento crítico, a nossa capacidade de analisar e avaliar as situações.
Leia a reportagem na língua inglesa na íntegra aqui.
Texto em português por Ellen Giese