magnify
Home Fatos & Fotos Lançados os calendários 2015 da FEXERJ e da ALEX!
formats

Lançados os calendários 2015 da FEXERJ e da ALEX!

Baixe o calendário da FEXERJ!
Veja o  calendário da ALEX!

Calendário FEXERJ

A Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro – FEXERJ – lançou nesta semana seu Calendário 2015.

As principais novidades em relação a 2014 são as seguintes:

1 – Criação do IRT Aberto do Brasil Rio de Janeiro, abrindo o calendário em janeiro;

2 – Retorno da dependência classificatória do Campeonato do Interior aos Campeonatos Regionais prévios;

3 – Retorno ao segundo semestre dos campeonatos do Interior, Carioca e Estadual Absoluto;

4 – Reposicionamento dos campeonatos estaduais por categoria (C, B, A e Mestres) para o primeiro semestre

5 – Criação do Torneio Magistralito em julho: um torneio para convidados com 18 anos ou menos, em seis rodadas, sistema suíço;

6 – Criação de um IRT FIDE FEXERJ em novembro;

7 – Manutenção do ITT FIDE FEXERJ, agora em agosto.

Mestre FIDE Alberto Mascarenhas - Presidente da FEXERJ

Mestre FIDE Alberto Mascarenhas – Presidente da FEXERJ

Os eventos escolares e ou de base (à exceção do Festival Estadual de Crianças-RJ e Festival Estadual da Juventude – RJ em março) ainda não foram definidos.

O Circuito de Rápidas seguirá em 2016 sob a coordenação de Alex Lima. As datas ainda não foram explicitadas.

Os clubes que desejarem sediar uma ou mais provas que já estão no calendário mas cujo local ainda não foi definido ou que desejem realizar eventos em fins de semana que ainda não foram ocupados, pede-se a fineza de entrar em contato com a Presidência da FEXERJ.

Calendário ALEX

A Associação Leopoldinense de Xadrez também lançou seu Calendário 2015.

Ou, mais precisamente, a primeira versão desse calendário é que foi lançada, visando o debate com os sócios e amigos da casa para construir a versão definitiva.

De uma forma geral, o calendário do clube para 2015 prevê o seguinte:

Torneios Internos

Nas terças feiras às 19:00 horas irão ocorrer os tradicionais torneios internos , em número de quatro, correspondentes ao Verão, Outono, Inverno e Primavera. Acatando a sugestão de diversos sócios, o número de rodadas passará de cinco para seis, pois o sistema suíço em cinco rodadas deixa praticamente fora da decisão quem perder uma partida. A inscrição será de 30 reais e os sócios estarão isentos de taxa. O prêmio continuará sendo um livro de Xadrez mais os já tradicionais mini troféus diplomas.

Torneios Internos por Classe

Também serão organizados torneios internos por classe de rating FEXERJ. Os torneios internos Classe “C” (rating até 1599), Classe “B” (rating de 1600 até 1899) e Classe “A” (rating 1900 ou superior) terão cinco rodadas cada um e serão disputados em paralelo nas terças feiras (“C“), quartas feiras (“B“) e quintas feiras (“A“) da última semana de outubro e durante o mês de novembro, sempre se iniciando às 19:00 horas. A inscrição também será de 30 reais, sócios isentos de taxa. O prêmio, um livro de Xadrez, bem como os mini troféus diplomas.

Trovões

Estão programados nove torneios Blitz amistosos com controle de tempo de 5 minutos nocaute, sistema suíço em nove rodadas. Com exceção do primeiro deles, tais torneios irão acontecer sempre às quintas feiras às 19:00 horas. Serão conferidos mini troféus diplomas.

Rápidos

Também estão programados cinco torneios Rápido com controle de tempo de 15 minutos mais 3 segundos de bônus por lance, sistema suíço em seis rodadas, sempre aos sábados às 14:00 horas. Inscrição de 30 reais, com sócios isentos. O prêmio será o tradicional livro de Xadrez mais os mini troféus diplomas.

Sobre os horários e taxas de inscrição

Acatando a sugestão de sócios, o horário de início dos torneios internos, de classe e trovões durante a semana será sempre às 19:00 horas. Entretanto, nos torneios internos e de classe, os sócios com problemas de horário terão direito a iniciarem suas partidas às 19:30 horas.

Como parte da política de valorização dos sócios, a taxa de inscrição dos torneios internos, por classe e rápidos, cobrada apenas dos não sócios, passará a ser de 30 reais, enquanto que as mensalidades e anuidades continuarão congeladas em seus valores de 2015, 45 reais ao mês e 450 reais ao ano, respectivamente.

Aos sócios e amigos da casa que desejarem apresentar sugestões ao Calendário 2015 da ALEX, solicitamos a fineza de enviarem um e-mail de contato!

 

Uma resposta

  1. DAVID BORENSZTAJN

    Gostei da foto, especialmente daquele cara pensando…