magnify
Home Biblioteca Dijalma Caiafa Biblioteca Dijalma Caiafa: Xadrez sem Mistério
formats

Biblioteca Dijalma Caiafa: Xadrez sem Mistério

 

Gentilmente doado e autografado pelo autor Richard Stephan, o livro “Xadrez sem Mistério” é o mais novo integrante da Biblioteca Dijalma Caiafa!

O livro se propõe a descomplicar a vida de um iniciante no Xadrez. Apresenta didaticamente os elementos do jogo; o tabuleiro, as peças e os peões.  Explica os fundamentos da notação enxadrística, os movimentos de cada peça e dos peões, como elas capturam umas às outras e estabelece o objetivo final de uma partida de Xadrez, o xeque mate.

A seguir, informa o valor relativo das peças, discorre sobre as etapas de uma partida de Xadrez (abertura, meio jogo e final), desenvolve os conceitos de tempo, posição e material e introduz as idéias de estratégia e tática.

Na parte da tática, o livro aprofunda a explicação, discorrendo, através de exemplos bastante didáticos, sobre os diversos motivos e temas táticos que permitem a realização de combinações vitoriosas por um enxadrista.

Um exemplar de Xadrez sem Mistérios, devidamente autografado, foi doado pelo autor para a Biblioteca Dijalma Caiafa.

Um exemplar de Xadrez sem Mistério, devidamente autografado, foi doado pelo autor para a Biblioteca Dijalma Caiafa.

Segue-se uma breve explicação sobre como o enxadrista pode organizar seu raciocínio. As jogadas especiais do Xadrez, o roque (pequeno e grande) e a tomada de peão en passant são então apresentadas, bem como as três situações que podem forçar um empate entre os dois jogadores, a impossibilidade de movimento, a regra dos 50 lances e a repetição no tabuleiro de três posições dinamicamente iguais.

Após fornecer algumas orientações para o final de jogo, quando o número de peças e peões se reduz significativamente, o livro finaliza mostrando como o muito simples “Jogo da Velha” pode fornecer uma pista para explicar a complexidade do jogo de Xadrez.

Richard Stephan e Renato Carvalho

O autor Richard Stephan, à esquerda, e Renato Carvalho, professor de Xadrez que realizou a revisão de “Xadrez sem Mistério”.

Um forte enxadrista, sócio de nosso clube, ao receber a notícia de que havíamos sido brindados com um exemplar de “Xadrez sem Mistério”, afirmou que “Sem mistérios só se for para o autor, pois quanto mais estudo o Xadrez, mais misterioso ele fica para mim”.

Há muita razão nessas palavras!

Pois o grande mérito de “Xadrez sem Mistério” é guiar de forma prática e descomplicada o leigo até o conhecimento do Xadrez, permitindo que ele possa, a seguir, ser mais uma pessoa a desfrutar o privilégio de conviver com os mistérios do mais nobre dos jogos!

(Venha para a palestra “O Xadrez e o Computador“!)