magnify
Home Fatos & Fotos Palestra com Richard Stephan: “O Xadrez e o Computador”
formats

Palestra com Richard Stephan: “O Xadrez e o Computador”

Leia a resenha do livro “Xadrez sem Mistério“!
Veja a reportagem fotográfica sobre a palestra!

Na quinta feira após a semana do Carnaval, dia 26 de fevereiro, às 19:30 horas, a ALEX sediará a palestra “O Xadrez e o Computador” proferida por Richard Stephan, autor do livro “Xadrez sem Mistério”.

Richard Stephan

Richard Stephan

Richard aprendeu Xadrez com o pai durante sua infância em Teresópolis. Conheceu bons enxadristas nos anos 70, quando cursou Engenharia no IME e trabalhou em Furnas Centrais Elétricas. Em 1985, nos últimos meses de seu doutorado na Ruhr Universität Bochum, Alemanha, descobriu que o Xadrez podia ser uma excelente válvula de escape para a tensão que a redação de uma tese acarreta. Desde 1997, quando se tornou professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ, Richard passou a praticar o Xadrez mais quotidianamente.

Os temas em debate durante a palestra serão o seguintes:

  1. O Xadrez antes do Computador;
  2. O Xadrez com a contribuição do Computador;
  3. O jogo de Damas com o Computador;
  4. As inúmeras possibilidades do Xadrez;
  5. Entendendo o problema através do Jogo da Velha
  6. Conclusão

Não deixe de participar!

Após a palestra, oito exemplares do livro “Xadrez sem Mistério”, gentilmente doados e autografados por Richard, serão sorteados entre os presentes.

Um exemplar de Xadrez sem Mistérios, devidamente autografado, foi doado pelo autor para a Biblioteca Dijalma Caiafa.

Um exemplar de Xadrez sem Mistério, devidamente autografado, foi gentilmente doado pelo autor para a Biblioteca Dijalma Caiafa. Mais quatro exemplares foram também doados para serem sorteados entre os participantes da palestra.