A primeira etapa do Circuito Rápido de 2015 será realizada no sábado, dia 18 de abril, a partir das 14:00 horas.
O Rápido de Abril será aberto aos sócios da ALEX e aos enxadristas convidados, federados ou não à FEXERJ.
O tempo de reflexão será de 15 minutos para cada jogador mais 6 segundos de bônus por lance, desde o primeiro lance. O mesmo controle de tempo do Campeonato Mundial Rápido.
A taxa de inscrição será de vinte reais. Os sócios da ALEX são isentos e enxadristas com idade menor ou igual a 14 anos ou maior ou igual a 60 anos pagarão meia taxa.
O prazo de inscrição será de até 30 minutos antes do início da primeira rodada.
Pede-se que as inscrições sejam feitas antecipadamente pois isso facilita enormemente o trabalho da organização do torneio!
Inscreva-se agora enviando um e-mail para Álvaro Frota!
Regras básicas:
A programação das rodadas será a seguinte:
- Congresso Técnico: 14:00 horas
- 1ª rodada: 14:30 horas
- 2ª rodada: 15:15 horas
- 3ª rodada: 16:00 horas
- 4ª rodada: 16:45 horas
- 5ª rodada: 17:30 horas
- 6ª rodada: 18:15 horas
- Encerramento: 19:00 horas
Haverá tolerância de 10 minutos, a partir do início de cada rodada, para o competidor iniciar sua partida. Após esse prazo, o jogador será declarado ausente e perderá a partida por WO. O competidor que perder por WO sem justificativa será eliminado do torneio.
Os jogadores poderão empatar suas partidas a qualquer momento; mas é proibida a combinação de empates previamente ao início das rodadas.
O emparceiramento será feito pelo programa SwissManager, utilizado o Sistema Suíço, segundo as regras da FIDE
Os critérios de desempate serão:
- Confronto direto
- Buchholz com corte do pior resultado
- Buchholz total
- Maior número de vitórias
- Sonneborn-Berger
- Sorteio;
A organização do Rápido de Abril será de Álvaro Frota. A arbitragem será indicada até a data do torneio;
Sem a permissão do árbitro, os participantes estão proibidos de portar telefone celulares ou quaisquer outros meios eletrônicos de comunicação no local dos jogos, a menos que estejam completamente desligados. Se qualquer dispositivo produzir um som, o participante perderá a partida. O oponente deverá vencer mas, se não puder ganhar por qualquer série de lances legais, seu escore será o de um empate.
Os participantes e o público autorizam e cedem o direito de uso de seu nome, voz e imagem para a divulgação em toda a mídia impressa e eletrônica sem nenhum ônus e por prazo indeterminado.
Um Congresso Técnico será realizado no local da competição 30 minutos antes da primeira rodada. O regulamento do torneio será lido e submetido à aprovação pelos participantes e não serão aceitos recursos contra o regulamento após sua aprovação.
Premiação:
O Campeão Geral receberá como prêmio um Livro de Xadrez.
O Campeão Geral, o Vice Campeão, o Terceiro Colocado, o Campeão Classe “B”, o Campeão Classe “C”, o Campeão Sênior 80+,o Campeão Sênior 60+, o Campeão Jovem, e a Campeã Feminina receberão os correspondentes Mini Troféus Diplomas comprovantes do fato.
Os sete primeiros colocados são pontuados da forma seguinte para o Circuito Rápido:
- O campeão recebe sete pontos;
- O vice-campeão recebe seis pontos;
- O terceiro lugar recebe cinco pontos;
- O quarto lugar recebe quatro pontos;
- O quinto lugar recebe três pontos;
- O sexto lugar recebe dois pontos;
- O sétimo lugar recebe um ponto.
Realizados todos os torneios do Circuito Rápido, os pontos dos participantes serão somados para se determinar:
- Campeão Geral;
- Vice Campeão;
- Terceiro Colocado;
- Campeão Classe “B”;
- Campeão Classe “C”;
- Campeão Sênior 80+;
- Campeão Veterano 60+;
- Campeão Jovem U18;
- Campeã Feminina;
O Campeão Geral do Circuíto Rápido receberá o tradicional prêmio de um bom Livro de Xadrez e os demais receberão os correspondentes Mini Troféus Diplomas.
Cuidados com os relógios de xadrez
De acordo com as Leis do Xadrez da FIDE, os enxadristas deverão manusear o relógio de xadrez corretamente, sendo proibido:
- Levantar o relógio da mesa;
- Pressionar o relógio antes de fazer seu lance;
- Manter o botão do relógio pressionado após fazer seu lance;
- Derrubar o relógio no chão;
- Acionar o relógio com muita força (bater no relógio”) ;
O árbitro poderá penalizar os espancadores de relógio com multa de até 100 reais. O dinheiro arrecadado com eventuais multas será utilizado exclusivamente para a manutenção dos relógios eletrônicos da ALEX;
Lance ilegal perde a partida!
De acordo com as Leis do Xadrez da FIDE, valem as regras seguintes, cuja compreensão e memorização é muito importante para todos os enxadristas que jogam torneios Blitz ou Rápidos. De fato, inúmeros são os casos nos quais o desconhecimento de tais regras acarreta perda de pontos seguido de debates acalorados e mesmo dissenções entre enxadristas.
Devido a isso, solicitamos a todos que leiam atentamente os doze pontos abaixo:
- Um lance ilegal só está completo quando o jogador acionar seu relógio;
- Já um lance legal está completo assim que o jogador soltar a peça sobre o tabuleiro;
- Se o árbitro observar um lance ilegal, deverá declarar a partida perdida para o jogador, desde que o adversário não tenha feito seu próximo lance;
- Se o árbitro não intervier, o adversário pode reclamar a vitória desde que não tenha feito seu próximo lance.
- A partida estará empatada, entretanto, se na posição o adversário não puder dar xeque mate por qualquer série possível de lances legais;
- Se o oponente não reclamar e o árbitro não intervier, o lance ilegal permanece e a partida deverá continuar.
- Uma vez que o oponente efetuou seu próximo lance, um lance ilegal não poderá ser corrigido a menos que haja acordo entre os dois jogadores;
- Se o jogador mover um peão para a mais distante fileira e acionar o relógio sem substituir o peão por uma peça, o lance é ilegal.
- O peão sempre deverá ser substituído por uma peça de mesma cor do peão.
- No caso de não haver uma peça à disposição para a promoção, o jogador deve parar seu relógio e solicitar ao árbitro a peça desejada, religando o relógio e completando o lance após tê-la em mãos;
- Se um jogador substituiu o peão promovido por uma torre virada de ponta cabeça, essa peça continua a ser uma torre e não uma dama. Se, depois da resposta do adversário, o jogador mover essa torre (mesmo virada de ponta cabeça) através de uma diagonal, como se ela fosse uma dama, esse lance será ilegal;
- Se o árbitro observar que ambos os reis estão em xeque ou que um peão permanece na casa de promoção, deverá aguardar até que o próximo lance seja completado. Então, se a posição ilegal ainda estiver no tabuleiro, ele deverá declarar a partida empatada.
Vitória por tempo:
- Para reclamar uma vitória por tempo, o requerente deve pausar o relógio de xadrez e avisar o árbitro;
- Para vencer, o reclamante deve ter tempo restante em seu relógio após o mesmo ter sido pausado;
- A partida estará empatada se na posição o adversário não puder dar xeque mate por qualquer série possível de lances legais;
Plantel do Torneio:
Oito enxadristas já estão inscritos no torneio:
Nº | Nome | Rating | FED | Clube |
1 | Paulo Moses Fucs | 2152 | BRA | SemClube |
2 | Álvaro Frota | 2061 | BRA | ALEX |
3 | Juarez Lima | 1978 | BRA | ALEX |
4 | Juan Pablo Beserra | 1956 | BRA | JTC |
5 | Carlos Alves Rolim | 1934 | BRA | AABB |
6 | Tarcisio Leite | 1712 | BRA | CMUN |
7 | Daniel Faria | 0 | BRA | ALEX |
8 | Oscar Solano Rueda | 0 | COL | SemClube |
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Plantel Fotográfico:
Programação dos Circuitos ALEX
Regulamento do Circuito Rápido
Veja o Álbum de Fotos do torneio
Detalhes no Chess Results
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