magnify
Home Fatos & Fotos IRT de Inverno da ALEX de 2016 cheio de histórias e emoções!
formats

IRT de Inverno da ALEX de 2016 cheio de histórias e emoções!

Pessoal,

foi um prazer realizarmos mais um IRT na ALEX!

Os premiados do IRT, ladeados pelo mestre de cerimônias e pelo árbitro!

Os premiados do IRT, ladeados pelo mestre de cerimônias e pelo árbitro!

Cada participante, árbitro, organizador, patrocinador ou simples visitante presencial ou remoto tem sua parcela pelo sucesso do evento e devemos agradecer a todos que alocaram seu tempo nele!  Nosso mais sincero e efusivo agradecimento a cada um de vocês!!

Para ter ideia do nosso esforço organizacional, lembro que a capacidade da sala da ALEX é para 20 enxadristas, e com criatividade, bons processos e muito braço, conseguimos dobrar esse número batendo o record de participantes em torneios da ALEX, com 41 inscritos, mesas desmontáveis e uso do nosso corredor externo, com qualidade e pontualidade!  Leo Simões, dentre muitos outros, ajudou muito nesse esforço de arrumação do espaço do torneio!

Leo Ramos Simões

Valeu Léo!!

As 111 partidas já publicadas no site chess-results mostram de tudo! Viradas sensacionais, preparações arrasadoras, capivaradas homéricas, jogadas incríveis, diagramas de problema e o melhor de tudo, muita emoção e amizade através do xadrez!

Agora, para ficar na história da ALEX, vejam a partida Flávio Almeida x Juan Pablo Beserra, pela 6a. rodada… Fortíssimo apuro de tempo das negras, que as brancas tentaram explorar, num final puro de Dama e Rei para ambos!

O que aconteceu?? As negras deram um xeque de dama em f1, porém na linha de captura da dama branca, bem distante… (f1<->f8) e as brancas NÃO CAPTURARAM A DAMA e moveram rapidamente o rei!!  Aí, as negras paparam a dama branca em f8 na jogada seguinte… e ganharam!!  Que coisa !!  (nota: tive de corrigir as jogadas finais no PGN e o texto original mudou ligeiramente)

Todos os detalhes do torneio podem ser vistos aqui !

O MI Luis Rodi, claro vencedor com 5,5/6 que após um tropeço na 1a. rodada (empate) venceu todas as demais partidas, jogando um xadrez de muita preparação e treinando firme para a próxima Olimpíada da FIDE, onde defenderá o Uruguai. A felicidade dele pode ser vista na foto da premiação! Parabéns e muito obrigado por participar do evento!!

IRT_Inverno_2016_2

MI Luis Rodi, vencedor do IRT de Inverno da ALEX

Outro ponto bem positivo foi a participação dos jovens Gianluca Almeida, Lucas Peixoto e João Camisão Soares, todos buscando aumentar seu rating FIDE. E conseguiram!

E neste contexto foi simplesmente espetacular o desempenho do Gianluca, que teve um ganho limpo no tabuleiro de 95,6 pontos de rating (!!) e conseguiu o segundo lugar desse forte torneio (ele era o 16o. na lista original de força!) com cinco vitórias em seis rodadas, sozinho com 5/6!!

Para traduzir melhor, ele fez 2,39 pontos a mais que o esperado, frente os adversários que teve (basta dividir os pontos de rating ganho pelo coeficiente K dele (40)) ! Parabéns garoto! Siga na sua trajetória vitoriosa!!

 

Gianluca Jório Almeida

Gianluca Jório Almeida, 2o. lugar no IRT de Inverno!

 

E em terceiro lugar tivemos o jovem iraniano Ali Hesamedini, jogando um xadrez muito combativo, só perdendo para o MI Rodi na última rodada! Fez 4,5/6 e obteve a 3a. colocação pelos critérios de desempate.

Minha partida com ele na 4a. rodada foi muito interessante! Vale ser vista e analisada! Como esperneei bem após perder um peão… e até passei um tático nele, mas no apuro (oops!) não ví o arremate existente e o empate acabou premiando a ambos.

Tentem ver como eu deveria ter arrematado após 40… Rh6 dele. Sem engine por favor! Eu fiz meu lance nesse momento com apenas 16 segundos no relógio… A primeira jogada a seguir é intuitiva e relativamente fácil, mas após a possível resposta das negras, eu não vi o “Coup de grace” seguinte e por isso não entrei nessa linha decisiva !

Ali Hesamedini, 3o. colocado!

Ali Hesamedini, 3o. colocado!

Desta vez, após quase dois anos e meio sem jogar um torneio dessa envergadura, resolvi ir para a arena e não me arrependi!  Joguei partidas bem interessantes, voltou aquele friozinho na barriga que todos conhecemos e pus tanta energia nelas que não tive fôlego para jogar a última rodada e empatei na abertura. Apuro de tempo constante é sinal de inatividade…Mas já foi um novo recomeço! E ainda saí no lucrinho, com mais seis pontos de rating FIDE, novamente ativo!

Venha curtir a ALEX!!

Venha curtir a ALEX!! Com direito ao retorno da lenda alexana!

E peço desculpas a todos por não postar aqui mais fotos do torneio, que existem!!  Mal tive tempo de levantar da mesa nas minhas partidas, tal a intensidade delas, e não tirei fotos, só as poucas da premiação!  Assim que receber mais fotos inserirei nesse post!

Mas vejam um vídeo do Joaquim de Deus da 1a. rodada aqui ! Bonito né??

E nosso agradecimento especial ao presidente Álvaro Frota, pelo apoio às ideias sugeridas e ótima delegação de tarefas, e ao árbitro Fernando Madeu, que conduziu com tranquilidade habitual o nosso IRT. Por citar também a ajuda do veterano tijucano Décio Koeller!

Alberto Mascarenhas, Álvaro Frota e Fernando Madeu!

Alberto Mascarenhas, Álvaro Frota e Fernando Madeu!

 

E fica o convite para participarem de nosso terceiro e último IRT deste ano, que acontecerá nos dias 22, 23 e 29 de outubro, com duas rodadas ao dia (10h e 15h) nos mesmos moldes dos que já realizamos este ano!

Nada acontece por acaso!

Juntos e com muito trabalho, na ALEX, fazemos acontecer xadrez de qualidade!


Todos os detalhes do torneio no Chess Results


 

5 Respostas

  1. Alvaro Frota

    Parabéns ao Mascarenhas, incansável batalhador do Xadrez fluminense, por mais este excelente torneio organizado!

    O clube todo lhe agradece Mascarenhas!

  2. Pedro Faraco

    Parabéns ao Mestre Mascarenhas pelo relato emocionado e à ALEX por mais este evento.

    Considerei participar porém as primeiras rodadas caíram no Dia dos Namorados e a última coisa que eu preciso é de resistência em casa contra o xadrez! 😉

    Aproveito para tirar uma dúvida: diversos posts do site condenam o “rating FIDE fabricado”. Do que se trata?

    • Job

      Prezado Pedro,
      Diz-se que um rating é “fabricado” quando decorre de vitórias negociadas previamente, associadas a troca de favores, não estando ligada ao mérito esportivo.

  3. ESTEVÃO

    Parabéns a toda equipe!

  4. Sérgio Mazetto

    Alberto,
    Como visitante que teve a oportunidade de participar do torneio em meio as férias no Rio, eu gostaria de dar o meu testemunho do seu relato e recomendar a qualquer apaixonado pelo xadrez que possa combinar o torneio na ALEX com um bom passeio pelo Rio.
    Sobre o torneio, além de toda a atmosfera que você já descreveu, destacaria o conforto que é chegar só com uma caneta no bolso para anotar os lances e encontrar toda a estrutura de jogos, relógios e mesas preparados e com qualidade.
    Sobre o passeio, a região da Cinelândia, onde fica a ALEX, tem no seu entorno uma incrível diversidade de espaços culturais e uma arquitetura impressionante, tudo está bem conservado ou foi reformado. Outras regiões, como a portuária, a Lapa e o Centro estão à distância de uma caminhada e são igualmente ricas de atrações.
    Há também muitas opções de hospedagem e transporte, inclusive metrô e, na minha opinião, também a segurança da região central do Rio está muito boa.
    Enfim, agradeço a vocês pela hospitalidade e espero poder repetir essa experiência no futuro.